22/01/2019

Zero Waste | 10 coisas que deixei de comprar

A minha resolução de levar um estilo de vida com o mínimo de desperdício tem corrido muito bem (melhor que o desafio de não gastar dinheiro em Janeiro - depois falamos disso). 
Claro que no início tive que investir um pouco em ferramentas para me ajudar a seguir este estilo de vida e houve vários momentos tentativa-erro. Por exemplo, ainda não achei a pasta dentífrica zero waste que goste ou ache eficaz. Vou fazer mais uma tentativa esta semana.
Mas houve imensos items que simplesmente deixei de comprar... Já não faziam sentido e as minhas escolhas mais ecológicas e duradouras tinham vindo para ficar.

Waste

1. Tampões e pensos higiénicos
O que eu já poupei com esta mudança! Meninas, sabiam que pagam taxa de luxo, 23%, em produtos de higiene íntima? Porque a menstruação é um luxo... por favor. Comprei o copo mentrual e alguns pensos de algodão e fiquei preparada para os próximos 10 anos. 

2. Fio dentário
Esta é da minha lista. O homem ainda usa, mas fio de algodão (sustentável) de carvão ativado e menta. Vem num frasquinho de vidro super fofinho e depois é só comprar as recargas. Já eu tenho a minha máquina do LIDL que funciona como o jato de água dos dentistas. Adoro-a e é super eficaz.

3. Pão
Não compramos pão feito. De todo. Compramos farinha Nacional que já traz uma mistura para a máquina e fazemos o nosso próprio pão. Pão branco, integral, de pizza... As possibilidades são imensas. A máquina até faz compotas!

4. Bolachas
Não me lembro da última vez que comprei bolachas... Mas passei o Natal a comê-las. Faço a massa na Yammi, uso o rolo da massa e estico, corto com as forminhas e coloco no forno. O cheirinho que fica na casa é simplesmente divinal. Além de que o sabor é ainda melhor. Posso fazer as bolachas que quero, quando quero e não me preocupo com desperdício plástico.

5. Sumos 
Este elemento foi fácil de remover. A última vez que comprei refrigerante foi no Continente. Uma bela garrafa de Coca-Cola Zero em vidro. Ainda a temos guardada para servir de exemplo que podemos continuar com os nossos hábitos desde que as marcas acompanhem o ritmo da mudança.
Mas deixámos de beber sumos. Compramos vinho, alguma cerveja mas nada de sumos de fruta ou refrigerantes tanto em garrafas da plástico como papel cartonado. Melhor para a saúde e ambiente.

6. Cápsulas de café
Deixei de comprar mas ainda tenho algumas lá em casa e a máquina também. Raramente usamos a máquina mas também não a vou deitar fora, seria totalmente oposto ao estilo de vida zero waste. Vou comprar uma ou duas cápsulas reutilizáveis e assim que o fizer fico com cafés garantidos para uma vida inteira.

7. Guardanapos e película aderente
Sempre comprei guardanapos de papel reciclado mas vinham embrulhados em plástico. Felizmente uma das minhas prendas de anos foi um bonito conjunto de guardanapos de algodão. Usamos, ponho na máquina e está pronto para outra. Tenho de comprar mais alguns mas já deixei de comprar guardanapos de papel. A película aderente era outro item da preguiça que servia para condicionar comida rapidamente. Agora temos os nossos Beeswax Wraps que preservam tudo muito melhor. Limão, gengibre, fruta, legumes. Desde que esteja embrulhado no Beeswax duram muito mais tempo no frigorífico.

8. Snacks, chocolates ou doces
Amendoins, chocolates ou gomas vem tudo embalado em pacotes de plástico. Deixei de comprar 99% destes produtos. O último 1% vai para os únicos chocolates que encontro que não contêm plástico. São normalmente embalados em cartão e alumínio e acho-os no Pingo Doce e no LIDL. Com avelãs inteiras, yamm! Uma pessoa pode manter alguns "vicíos", somos apenas humanos.

9. Detergentes
Detergente para o chão, gel de limpeza para o WC, spray para os vidros... Isso acabou lá em casa. Andamos a acabar os vinte mil produtos que temos, mas já comprei um detergente com produtos naturais, sem parabenos ou petroquímicos, e que posso usar para limpar a cozinha, WC, fornos, chão e até os vidros. A embalagem é de cartão e o interior de plástico reciclável.

10. Carne
Deixámos de comprar carne. Nada de frango, perú, coelho, porco, vaca (isso já nem antes) ou derivados como enchidos, fiambre ou mortadela. Não entra carne lá em casa. O nível de poupança é absurdo! Comemos peixe e imensos legumes e vegetais. Mas com esta redução, sinto que tenho mais energia e passo mais tempo saciada com as novas refeições. Tomámos esta decisão pela nossa alimentação mas também pelo impacto ambiental e abuso de animais. O uso de recursos para criação de animais para abate é ridiculamente alto. Com menos duas pessoas a contribuir para esse mercado, vamos fazendo a diferença aos poucos. 
Nota: isto foi eliminado nas nossas compras e o homem deixou mesmo de comer carne, mas eu ainda me posso deixar cair em tentação nalgum belo restaurante alentejano desse país ou experimentar especialidades quando viajo. Nunca digo "desta água não beberei".

3 comentários:

  1. Parabéns para todas essas mudanças. Não consegui chegar ainda a esse ponto de não comer carne, nem consigo evitar alguns snacks mas a pouco e pouco vou estando mais atenta e já fiz algumas mudanças.:)

    Bom tema sem dúvida.:) Se possível gostava que mostrasses marcas que produzam em Portugal ou de forma mais sustentável e com preços razoáveis.

    Beijinhos
    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. E que bela lista! Ando a tentar implementar alguns desses hábitos - não tanto pelo "nunca" mas pelo "havendo alternativa". O objectivo é mesmo chegar ao nunca! E quanto à carne, ainda não vou a 100% mas já mais de metade das refeições são veggie. Aos poucos fazemos a diferença!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Nem sabia que existiam cápsulas de café reutilizáveis. Tenho mesmo muito a aprender neste campo..

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)