31/01/2019

Transição entre Trabalho e Casa

De segunda a sexta, das 9h às 18h, estou no escritório. Não tenho de levar trabalho para casa nem tenho tarefas extras que me ocupem tempo e sejam relacionados com o meu emprego. No entanto, existem momentos que sinto a minha mente a divagar mesmo quando já estou em casa. Não pode ser. Tenho de conseguir fazer a distinção sob pena de estar permanentemente alerta ou diminuir a qualidade do meu tempo livre.
Duvido que seja a única que passe por isto. Existem cada vez mais pessoas a adicionar horas extraordinárias ao seu dia-a-dia ou a levar tarefas extra para casa. Mesmo quando não lhes é exigido. 
Tempo pessoal é precioso. É vital para recarregar e começar o dia seguinte com energia, boa disposição e uma mente clara. 
A pensar nisso mesmo e para efetuar algumas mudanças na minha atitude, reuni um conjunto de atividades de transição. São gestos que ajudam o cérebro a criar uma barreira entre o trabalho e a hora de sair e desligar.


1.  Lavar as mãos e cara. Fechar os olhos e deixar a água fria escorrer pelo rosto.
2. Fazer uma pequena atividade no final do trabalho: sopa de letras online, ver algumas imagens agradáveis ou pequenos clips no youtube.
3. Criar uma barreira entre o trabalho e chegar a casa. Adicionar uma atividade que evidencie a separação entre estes dois momentos. Ir ao ginásio, passear no parque, fazer recados ou ver montras.
4. Se forem religiosos, terminar o dia de trabalho com uma pequena oração. Se não forem religiosos, podem simplesmente ter um momento de reflecção/meditação sobre o que estão gratos na vida (não tem de ser sobre o trabalho).

Para mim o mais fácil e o que implemento sem pensar é o trajeto para casa. Metro e depois um curto passeio a pé servem como elemento diferenciador dos dois momentos. Quando entro em casa, o tempo é meu e não do meu emprego.
Claro que é mais fácil falar do que fazer. Existem imensos dias em que continuo a falar de coisas que aconteceram ou pormenores engraçados. Mas tenho de me forçar a parar e mudar o tema. Mudar o chip. Senão a minha vida é facilmente invadida pelo trabalho.

Transição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)