24/07/2019

Rotina noturna: dicas para o final do dia

O post sobre a minha rotina matinal teve tanto sucesso que achei melhor partilhar também as minhas dicas antes de ir dormir. Esta é a rotina que mais quebro e cometo erros. Mas tem espaço para evoluir e sem dúvida que é prioritário dar valor ao meu tempo e ao meu descanso.


1. Sair do ecrã
A nossa casa tem um sistema muito inteligente que, de domingo a quinta, desliga a TV automaticamente à meia-noite. Sinceramente, já costumo estar a dormir a essa hora, mas é sempre bom relembrar que temos de desligar o monstro para ir descansar. Em relação ao telemóvel, tem sido mais complicado largá-lo. O objectivo é não lhe mexer na hora que antecede o momento de ir dormir mas só o tenho pousado cerca de meia hora antes. Algo a melhorar.


2. Última passagem na cozinha

Lembram-se de ter dito que de manhã só tinha de pegar nos tupperwares? Portanto, assim que largo a tecnologia verifico o meu almoço, lanches, se há água fresca no frigorífico para levar no dia seguinte, este tipo de coisas. Poupa imenso tempo de manhã. Normalmente é simples, visto que cozinhamos em quantidade aos fins de semana para ganharmos tempo durante os dias de semana. 


3. Higiene e rotina de beleza

Isto soa muito chique mas comigo é bem simples, tirando os dias em tomo duche antes de ir dormir. Lavo os dentes, lavo a cara com sabão, aplico um pouquinho de creme hidratante no rosto, coloco umas gotas de óleo hidratante nas pontas do cabelo, passo creme Nivea no corpo (quando me lembro...) e acabou a rotina. Faz-me sentir bem, não me dá trabalho e reduzo a quantidade de produtos que besunto no corpo.

4. Comunicação
Trabalhamos juntos e vivemos juntos, mas isso não quer dizer que não existam falhas de comunicação. Portanto, antes de ir dormir, além do incessante tagarelar ao qual o sujeito a todo o instante, falamos sobre o dia seguinte. Se vamos levar o carro ou usamos o metro (como em 99% dos casos), se há algum recado a fazer, se ele tem reuniões ou eu tenho um horário diferente. Dá tempo para ajustarmos o nosso dia e as nossas necessidades. Tanto eu posso ir fazer algo e ele vai para casa ou eu ficar no sofá e ele estar ocupado com amigos.
Para quem não tem um par em casa, é uma boa altura para delinear o próprio dia e planear algo que tenha que ser inserido no dia seguinte. Ajustar as expectativas é meio caminho andado para encarar o dia.

5. Desligar
O último passo da minha rotina já é feito na cama, estores fechados, gatos a ronronar e luzes desligadas. Tenho imensa dificuldade em parar a montanha russa que são os meus pensamentos. Sou hiper imaginativa e fico a divagar durante horas se for preciso. Então, antes de dormir, tento pensar em tudo fiz durante o dia, sentir-me agradecida pelas coisas boas e perceber que o amanhã é perfeito para melhorar o que que não foi assim tão bom. Parece tolice, mas ajuda a arrumar as ideias e a visualizar os nossos objectivos.

Rotina

1 comentário:

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)