07/05/2019

Travel | Itália: Roma, Vaticano e Nápoles

Acho que não compreendem o meu entusiasmo por ir a um país novo e cidades novas. Estava particularmente feliz por ir ao Vaticano e por ter duas cidades no itinerário. Tecnicamente, estivemos em dois países (Itália e Vaticano) e três cidades (Roma, Cidade do Vaticano e Nápoles).


Dia 1. Roma

Fomos de Lisboa a Roma num piscar de olhos e, por sorte, numa fila só nossa na zona executiva da TAP. Viajar com conforto... tão bom!
Ao chegar a Ponti, fomos logo deixar a bagagem no quarto. Amplo, cheio de luz, cama gigante, casa de banho enorme, uma vista giríssima para o bairro típico. O staff foi muito eficiente e simpático a estadia toda.
Na nossa rua havia também o Ristorante Porto, com um buffet italiano barato e cheio de comida deliciosa. Foi o nosso primeiro contacto com a cidade e não podia ter corrido melhor. Tive o meu choque inicial de em todo o lado haver água frisante (que odeio!) mas rapidamente nos deram uma garrafa reusável de água da torneira.
Daí começámos a caminhar... Passámos pelo Castelo Sant'Angelo, Piazza Navona, Panteão, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna e Piazza del Popolo. Na Fontana di Trevi encontrámos todos os turistas do mundo, pelo que fugimos e tomámos aperitivo num rooftop com vista para a fonte.

Roma


Dia 2. Roma 
O segundo dia já estava marcado para visitar os museus do Vaticano às 10h30. Depois de um belo pequeno almoço no quarto, chegámos bem antes da hora reservada e fomos para a fila, que ainda estava pequenina, e em 5 minutos estávamos lá dentro. Nada dos pesadelos que tinha lido online! A visita do museu correu muito bem. Usámos um audioguide no nosso telemóvel e foi assim que tivemos uma visita com sentido e a perceber as nuances da arte e da paixão dos italianos tanto com cinzel como em tela. Passámos lá a manhã inteira com o final da visita marcada pela Capela Sistina (onde é proibido tirar fotos) que é muito bela, mas gostei mais de outros elementos do museu.
Depois de uma bela pizza napolitana, a tarde foi novamente passada a caminhar... a absorver a cidade. Vimos o Fórum e o Coliseu Romano mas não entrámos.  Demorámos o nosso tempo em cada local e enchemos a memória do telemóvel de fotos da cidade.
Acabámos o dia numa osteria no belo Travestere onde comemos pasta Cacio e Pepe divinal e o melhor (e segundo) tiramisú da minha vida! Aconselho a fazerem reservas se forem mais que duas pessoas porque os restaurantes enchem imenso. Mas como éramos só nós facilmente nos acomodavam com um sorriso e discurso rápido em italiano de boas vindas.

Roma

Roma

Dia 3. Vaticano
Domingo de Quaresma. Tivemos muita sorte porque a agenda do Papa o manteve em Roma. Era algo que ansiava muito por poder fazer, ver o Papa, e estar presente na Benção Papal no Domingo foi um momento especial.
Entrámos cedo na Cidade do Vaticano. As medidas de segurança são apertadas então para entrar já era necessário passar por pontos de segurança e raio X. Como o Papa só aparece às 12h, fomos visitar a Basílica de São Pedro durante duas horas. Estava a decorrer a missa que respeitámos e vimos a Igreja em silêncio e com atenção ao detalhe, graças ao nosso audioguia no telemóvel.
O momento da Benção Papal foi o ponto alto da viagem. Mesmo para quem não é católico, como o homem aqui de casa, é marcante e digno de se ver e ouvir. Não me alongo mais sobre o assunto, mas aconselho a verem o Papa se forem a Roma.
Depois continuámos a deambular pela cidade, passámos pela Sinagoga (há espaço para todas as religiões) e explorámos o Travestere num belo dia de sol. Fachadas de casa lindas, treliças com flores, gatos preguiçosos ao sol e finalmente o restaurante no coração do bairro. A fila assustava mas, lá está, é fácil sentar duas pessoas. Demorámos 15 minutos e ficámos na esplanada a observar turistas e italianos. Comi gnocchi alla vongole (gnocchi com ameijoas) e panacotta com morango. A primeira vez na vida que comi estes pratos e até fico a salivar de pensar na delícia que estavam.
Aproveitámos o combustível e fomos ver o Circus Maximus , as termas de Caracalla, Monumento a Vitor Emanuel II, Piazza Venezia. Chegámos ao final do dia esgotados então levámos um panini para comer no quarto enquanto víamos um filme.

Roma

Roma


Dia 4. Nápoles 

Dia de acordar cedo, chamar um carro e apanhar o comboio para Nápoles. Chegámos antes das 9h a outra cidade costeira e foi um choque. Nápoles é escura, fria e suja. Mas apesar de assustar ao início percebemos que é o que lhe dá mais encanto. É rude e crua e não quer saber! Afinal de contas nunca tinha visto uma loja que tanto vende cachorrinhos e gatinhos como armas e munição.
Roteiro: Piazza Plebiscito, Galeria Umberto I, segundo pequeno almoço no Gran Caffé Gambrinus, Quartiere Spagnoli, via Toledo, via Spaccanapoli, almoço na pizzeria mais antiga de Nápoles (e mundo?!) "L'Antica Pizzeria da Michele", que me deu a provar a melhor e mais simples pizza da minha vida. Atenção que chegando às 13h esperámos quase 2h para almoçar! Pagámos uma ninharia e voltaria a repetir este almoço, espera incluída, sem pestanejar. Voltámos a fazer a via Spaccanapoli e a passear no jardim com vista para o Vesúvio e ao final do dia apanhámos o frecciarossa que numa hora nos deixou em Roma.
Depois de deixar algumas coisas no quarto ainda fomos ver o Coliseu de noite e visitar a Fontana di Trevi que, quase deserta, nos fez perceber o encanto das suas esculturas. Oportunidade de foto só após a meia noite! haha

Roma


Roma

Dia 5. Roma
Mais um dia de caminhar sem rumo pela cidade, comprar umas lembranças e visitar o Campo de'Fiori onde deu vontade de trazer braçadas de flores e sacos de massa italiana. Ainda passámos pelo Vaticano no regresso.
Regressamos ao quarto para buscar as malas e apanhar o autocarro para o aeroporto. Mesmo a tempo porque depois de cinco dias de sol (só as noites eram frias), o céu rachou ao meio com trovoada e chuva torrencial.


Nota: As quantidades de massa e gelado consumidas durante esta viagem foram pecaminosamente altas e prejudiciais ao número que aparece na balança.

Travel
Uma lista engraçada, mas que nem seguimos oficiosamente. Fica o que fizemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)