06/08/2019

Closet detox: a minha experiência

O mundo da moda. Um dos temas mais falados na comunidade de bloggers. E um dos tópicos que também já foi tema recorrente por aqui. Mas nunca foi muito sustentável para mim. Primeiro, nunca tive um estilo que achasse merecedor de ser destacado. Segundo, não tinha um leque de opções que resultasse em publicações constantes. Mas isso não significa que tivesse pouca roupa, calçado e acessórios.. 
Todas as épocas fazia uma "limpeza" ao armário. Enchia sempre um ou dois sacos de roupa para doar. Jeans, camisolas, casacos e até calçado. No entanto, continuava sempre a comprar. Não quebrava o ciclo vicioso. Saldos? Óptimo! Promoção? Siga! Não faz bem o meu estilo? Não faz mal, é barato. Erro, erro, erro! Graças a este comportamento tinha sempre um fluxo de roupa a entrar em casa e, consequentemente, a sair. 
Foi ao começar a pesquisar sobre um estilo de vida menos impactante no planeta e mais minimalista que me apercebi do meu comportamento errático. Algo tinha de mudar e drasticamente. 

Regra "Vou Esperar": Espero, no mínimo, três semanas para adquirir uma nova peça. Analiso as minhas escolhas (sustentáveis, mas falamos disso noutro post) e espero. Levo a minha vida normal várias semanas. Se perceber que realmente necessito daquele par de calças, botas ou roupa de cama, finalizo a minha escolha e compro. O que acontece na maioria das situações é que não preciso daquele item e acabo por não comprar.

Comprar menos: Depois da regra de esperar, adquiro ainda menos coisas. Só porque dava jeito ter duas t-shirts brancas, não significa que compre. Lavo, uso e reuso. Eu já sou uma criatura de hábitos pois todas as épocas tenho as minhas roupas preferidas que uso há anos e estão em perfeitas condições. Ao definir o meu gosto reduzo não só a minha vontade de comprar roupa como também mantenho um closet minimalista.

Escolher cuidadosamente: Ao comprar cada vez menos roupa preciso ter cada vez mais cuidado com o que compro. Podem ter a certeza que uma t-shirt de 9.99€ da Zara vos dura muito menos que um produto feito com qualidade, de comércio justo e produção sustentável. Há imensa roupa de produção portuguesa com uma qualidade incrível. E é nesses items que me vou focar. Roupa incrível e feita no nosso cantinho do mundo.

Fazer durar: Se o produto é bom, já é meio caminho andado. Se tivermos ainda mais cuidados na lavagem e ao usar as peças, existe roupa que dura uma vida. Interessa também escolher peças intemporais. Algo que se visualizem a vestir tanto com 26 anos como com 40 anos. Há momentos em que morro de amores por vestidos lindos que sei que me vão cansar em três tempos. Já aprendi a dizer "não" e estou no bom caminho para um closet simples e coerente que me dê prazer vestir 12 meses por ano.

Posso dizer-vos que após meses de detox e regras, estou muito satisfeita com o meu closet. Dei imensa roupa à minha afilhada e a instituições, transformei t-shirts em panos de limpeza e reorganizei o armário. Estão a ver a imagem abaixo? Metade é meu, metade do marido. Também adicionei uma mini estante entre o armário e a parede, que tem um total de 10 pares de calçado (faltam contar outros 5/6 pares de calçado diverso). Claramente tenho calçado a mais e é do que menos compro. Mas na minha metade do armário tenho toda a minha roupa com excepção de dois casacões, três vestidos de inverno, pijamas (5/6 conjuntos), roupa interior e roupa de ginásio (3/4 conjuntos).
Conseguiam fazer um detox semelhante?

Closet

1 comentário:

  1. Este é um processo que também tenho vindo a implementar - nunca cheguei ao ponto de "não ter o que vestir" mas via-me muitas vezes a usar sempre o mesmo por uma de duas razões: ou porque as compras impulsivas me enchiam o armário de coisas de que só gostava mais ou menos ou porque tinha tanta tralha que nem sabia para onde me virar. Nas últimas semanas ando com o bicho de fazer mais uma limpeza, e vai acontecer, mas já há mais de um ano que todas as minhas compras são bem pensadas e não há cá maluqueiras. Só me faz bem ao armário, à carteira e ao ambiente!

    Jiji

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)