25/04/2015

Poupança #4

Visto que voltei a tocar no assunto de poupar, decidi escrever mais um conjunto de dicas. Estas são mais personalizadas, porque são rotinas habituais cá de casa.

Quando vou às compras, já levamos a lista feita em casa de acordo com o folheto da semana e outras promoções. No supermercado, depois de trazer tudo o que está na lista passamos pela zona de frescos, preparados de sopas/saladas, massas folhadas, queijos e até carne. Tudo o que é cortado e embalado, porque podem ter uma bela etiqueta a avisar que está em aproximação do fim de validade então o preço desce para metade. É costume trazer cogumelos laminados frescos e fazemos creme de cogumelos em grande quantidade para termos refeições congeladas. 

Cortar é a palavra de ordem. Quando o vosso maravilhoso creme de rosto, o hidratante corporal ou o champô chegam ao fim, nunca, mas nunca deitem fora a embalagem. Peguem numa faca ou tesoura e cortem ao meio. Vão ficar chocadas com a quantidade de produto (caro!) que ainda contêm. Quando abri o meu creme de rosto, de apenas 40ml, juro que ainda deu para mais uns 10 dias de utilização.

Utilizo sempre talões de desconto na gasolina. O Continente costuma dar talões de desconto em cartão em gasolina, então utilizo sempre o que tiver menos validade e guardo os outros. Quando acontece não ter, utilizo o meu Cartão Jovem Galp que dá desconto direto.

Damos as leituras das contas cá de casa todos os meses. Os contadores de eletricidade, gás e água são muito policiados por nós. Ele tem alarme no telemóvel nos dias em que temos que dar a contagem (por telefonema grátis) e assim as contas são sempre justas e sem extras imaginados.

Trocar as lâmpadas por lâmpadas economizadoras. É um investimento a médio prazo. São mais caras que as lâmpadas normais, mas têm uma duração muito maior e consomem consideravelmente menos energia.

Quase todos os museus e locais históricos têm um dia grátis. Costumo ver nos websites dos locais ou ligo a perguntar, mas têm quase sempre um dia ou uma manhã grátis. Por exemplo, no Museu Nacional Machado Castro a entrada é grátis todos os 1ºs Domingos de cada mês, e no Panteão Nacional também com entradas até às 14h. Podem continuar a ver sítios bonitos sem pagar nada.

2 comentários:

  1. Há sem dúvida coisas que preciso começar a fazer, como por exemplo mudar as minhas lâmpadas para umas mais económicas!

    Já estou a seguir o teu blog,será que poderias fazer o mesmo?!
    houseofblondie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas dicas minha linda, são coisas que também faço bastante, excepto a de cortar as embalagens. Nunca tinha pensado nisso, a sério!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL |

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)