21/06/2014

Competição na faculdade

Estou quase "livre" de aulas propriamente ditas na faculdade. E ocorreu-me algo que uma professora comentou. Noutros países onde deu aulas, os alunos tinham espírito de entre-ajuda, forneciam apontamentos, estudavam juntos e os trabalhos de grupo eram proveitosos. Os professores, inclusive, não estavam lá para dificultar a vida ou serem traiçoeiros com os alunos, mas sim para ajudar e ensinar no verdadeiro significado da palavra. Aqui, isso é uma raridade.
No início do meu percurso académico ainda tinha ingenuidade para pensar que sim - e verdade seja dita, tenho uns poucos colegas que sempre me fizeram acreditar nisso. Mas, no geral, é o oposto. Pedir os trabalhos para "ler e tirar ideias" era significado de copiar na totalidade. As frases suspiradas antes dos testes - "Ai...não estudei nada. Não percebo a matéria." - era finta para despistar os colegas do 18 ou 19 que iam ter. Quando um bom aluno (ou não) faltava e pedia os apontamentos dessa aula, misteriosamente, ninguém os tinha. 
A regra é cada um por si só e só te safas se tiveres bons e atentos amigos nas aulas. Só de pensar em situações que já aconteceram a amigos em que foram claramente sabotados em aulas e apresentações por 'colegas ambiciosos', sobe-me logo a mostarda ao nariz.
Nos meus tempos áureos, eu partilhava apontamentos e enunciados de testes que sabia que os professores reutilizavam. Os meus colegas também me ajudavam, apesar de o núcleo essencial ter diminuído após ter sido escaldada. Infelizmente, é um ciclo vicioso que fomenta a competição. E a cereja no topo do bolo é comprarem trabalhos feitos. 

11 comentários:

  1. na minha turma também havia muita competitividade

    ResponderEliminar
  2. Sinto o mesmo.. e é frustrante.. deviamos ajudar-nos uns aos outros e o que se vê é uma pura e tola competição...
    Infelizmente somos muito pequenos para mudar estas mentalidades...
    Enfim, cada um por si mesmo. Quando entrei também pensava que não era nada assim, mas vim a aprender da pior forma.. :)
    Alguma vez temos de aprendes não é!? :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente , infelizmente ;( tenho uns 4, 5 colegas no maximo, em quem confio e sei que posso contar, o resto e tudo uma cambada de rastejantes interesseiros... E assim se formam os próximos cidadãos do nosso pais, que merece muito mais.

    ResponderEliminar
  4. infelizmente, recentemente tive uma experiência dessas em que uma colega teve acesso a questões que poderia sair (e saíram mesmo) na frequência, e só as partilhou com 3 pessoas... não me surpreendeu vindo de quem é, mas ainda assim é triste que aconteça. mas no fim, essas pessoas acabam por ter sempre algum castigo e toda gente percebe a sua falta de caracter. Também um prof meu nos disse que uma das melhores turmas que teve era uma em que todos estudavam em grupo e se ajudavam ao ponto de conseguirem todos o mesmo nível.

    ResponderEliminar
  5. a minha turma é assim, e nem sequer estamos na faculdade... começam bem :p

    ResponderEliminar
  6. Estou no último ano da licenciatura, se tudo correr bem a semanas de acabar e, graças a deus que estou num politécnico. A relação com os professores sempre foi óptima connosco de entre-ajuda, tanto no gabinete nas horas de apoio como durante ou ao fim das aulas e, até por mail. A turma, embora não seja a mais unida, sempre nos ajudámos. E, hoje posso dizer que se me correu também a mim e, aos meus colegas foi a esse espírito de entre ajuda.

    Mas claro que há sempre umas excepções à parte!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Todos os meus amigos que estudam cá em Portugal partilham as mesmas histórias. Acho horrível haver essa competição e falta de entre-ajuda! No UK, onde eu estudo, os professores são super acessíveis, mesmo fora do tempo de aulas. Tiram todas as dúvidas para os trabalhos e exames e são muito prestáveis. Entre colegas é a mesma coisa. Se alguém falta, ha sempre alguém a guardar os apontamentos e powerpoints dados nas aulas. E nao é muito melhor assim?

    ResponderEliminar
  8. Compreendo-te bem :) e depois de os ver ao vivo ainda passei a adorar mais. São tão incríveis!

    Felizmente, nunca senti isso na faculdade, mas acho horrível que aconteçam coisas do género. É triste e só mostra o quanto as pessoas são mesquinhas e com falta de bom senso

    Sê sempre bem-vinda ao meu blog, beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente isto é o prato do dia. As pessoas são incapazes de ajudar e ainda por cima tentam prejudicar.
    Já os professores preocupam-se mais em lixar alunos, do que propriamente ensinar. enfim

    ResponderEliminar
  10. Como te percebo. Comigo acontece o mesmo. Não há qualquer espírito de entre ajuda. É mesmo cada um por si, infelizmente.

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)