19/04/2013

The sun is coming to Portugal, protect yourself - part I

Penso que agora que o sol aparece, toda a gente deve começar a reforçar o cuidado com a pele, cabelo e olhos. Sim, reforçar. O sol está lá no céuzinho o ano inteiro e os raios UV também. Nunca devem descurar o cuidado.

O sol tem um efeito benéfico. Penso que faz maravilhas no foro psicológico, apesar não ser logo nisso que se pensa. A vitamina D é feita através da síntese que o corpo faz durante a exposição ao sol. Mas não digo novidade nenhuma quando afirmo que existem regras para essa exposição.


1.
Exposição solar directa apenas no horário de segurança. Ou seja, entre as 11h e as 17h NÃO FIQUEM EXPOSTOS ao sol. A isso chama-se 'torrar para cancro' na minha linguagem. 


2.

Usem SEMPRE PROTECTOR SOLAR. Conheçam bem o vosso tipo de pele e usem o mais adequado. Apliquem também batom protector nos lábios e um creme no cabelo. 



3.
Crianças! Praia só a partir dos 6 meses e até cerca de um ano, ou mais, nunca os deixem em exposição directa. Depois disso, podem brincar e chapinhar. Aconselho um forte protector solar infantil, chapéu e uma t-shirt. Vão aplicando protector de tempos a tempos.



4.

Na época de calor, também têm que ter em conta as diferenças que o corpo é sujeito. Então, comam refeições ligeiras com muita fruta e legumes. Na hora de calor, permaneçam em zonas frescas (mantenham a casa na penumbra para não aquecer muito). E do mais importante BEBAM MUITA ÁGUA. 



5.

A roupa mais eficaz contra o sol são, incrivelmente, tecidos sintéticos como poliéster e lycra (têm a malha mais apertada e os raios solares não passam), sempre secos, pois molhar a roupa diminui a eficácia de protecção . Cores escuras. (absorvem mais radiação UV e protegem o corpo) E claro, peças largas. Mais confortáveis e permite a circulação do ar. 






Este é o primeiro post sobre cuidados e noutro que irei fazer vou mostrar-vos as minhas escolhas em protectores solares e cremes pós-exposição solar. 

7 comentários:

  1. Que lindas fotos!

    http://couturetrend.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje andei a falar disto com uns amigos ahah :)
    http://coutureinjection.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. excelentes dicas! eu tenho mesmo que beber mais água...

    ResponderEliminar
  4. O ano passado também fiz alguns posts deste tipo xD
    E a parte da água continuo a não conseguir cumprir =\

    Habilita-te a ganhar uns sapatos da Dysfunctional Shoes =) http://thepinkbookofstyle.blogspot.pt/2013/04/giveaway-sapatos-dysfunctional-shoes.html

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas! Eu não saio de casa sem protector, tenho uma pele muito branquinha e não gosto nada de me expor ao sol sem protecção :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Cada vez levo mais a sério estes cuidados a se ter na exposição ao sol. Gostei do post *

    ResponderEliminar
  7. yay! it came xD

    thanks for comment on my blog :) i follow you :) hope you will follow me back
    visit my blog ^^
    www.luchluchcraft.blogspot.com

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)