02/01/2019

Ano novo, vida minimalista

Ainda mal o ano começou e eu já tive imenso tempo para refletir. Aliás, nesta altura do campeonato é suposto termos feito todas as decisões para o ano novo até à meia noite. Tudo tem um prazo, inclusive essas ambições que têm 365 dias para ser completadas com sucesso.
Não tenho resoluções de ano novo. Tenho resoluções mas não são de ano novo. Grande parte são, sei lá, de junho.
Já comentei algumas vezes sobre a minha jornada Zero Waste. Vai ser algo a manter, não só em 2019, como para o futuro. Há uns meses adicionei o desafio de ser mais minimalista. Sinceramente foi muito rápido e natural. O meu marido aderiu a ambos os movimentos com imensa facilidade. Zero Waste faz sentido para nós, tal como deveria fazer para todos os seres humanos. 
Mas temos diferentes perspetivas relativamente ao minimalismo. Ele nunca se vai coibir de comprar tecnologia ou reduzir a que já tem. É o direito dele, tem esse hobbie. Já eu não abdico dos meus livros. Para mim contam como um item, a biblioteca.
Mas a casa levou uma "limpeza" de tralha que nunca tinha visto. Revirámos todas as divisões e arrumação. Roupa, utensílios de cozinha, roupa de cama, toalhas, eletrodomésticos, livros, sapatos, maquilhagem, produtos de limpeza e até decorações de Natal. Reciclar e doar foram as palavras de ordem.
As superfícies no nosso quarto, duas mesas de cabeceira e uma cómoda, têm no total, sete elementos em cima. Na sala, o bar tem uma moldura, o difusor e a Google Home. O espaço vazio é notório. Continuo a ter a estante cheia de livros na sala e no quarto com sapatos. Mas em tudo existe compromisso. A partir de hoje se entra algo cá em casa é para substituir algo ou então expulsa o item anterior. Cada compra vai ter propósito. Já consigo imaginar o dinheiro poupado e posteriormente gasto em viagens!
Adoro a casa como está e só penso em purgar ainda mais. Porque chegar a uma casa que é fácil de manter arrumada e limpa é muito melhor. Ganho tempo para ler, passear, namorar ou simplesmente ficar a apreciar um sábado sossegado.

novo
Até já desfiz a árvore de Natal.


novo
Aqui tenho o móvel do bar minimalista, mas a parede vai ser preenchida com mais viagens.

2 comentários:

  1. Feliz Ano Novo! Que seu 2019 seja repleto de coisas boas e que consiga alcançar todos os seus objetivos :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)