11/11/2018

Zero Waste | trocas na casa de banho

Ontem tive um jantar com amigos e fui amplamente questionada sobre o meu novo estilo de vida. Adorei as perguntas, as dúvidas, as partilhas das preocupações. Incitada a partilhar, vou contar por aqui as trocas essenciais que fiz na casa de banho para um estilo de vida mais sustentável. Menos plástico, produtos mais amigos do ambiente.

1. Produtos de duche
Três elementos básicos como champô, amaciador e gel de banho foram das trocas mais fáceis.
Deixei de comprar produtos de prateleira embalados em plástico, passo na Lush e trago champô e amaciador sólido, vegan e Cruelty-Free. Deixei de usar gel de banho e gel de mãos e tenho sabonetes. Entre Lush e Ach Brito, tenho sempre produtos óptimos e naturais que deixam a pele limpa e suave.

zerowaste

2. Escova e pasta dentífrica
Usei a minha última escova de plástico até às últimas e já tenho a minha escova de bambu há mais de um mês. Faz exatamente o mesmo trabalho e acho que está a durar um pouco mais que a de plástico. Quanto à pasta de dentes, a conversa tem sido diferente. Andamos a usar umas pastilhas da Lush que funcionam lindamente mas vêem numa embalagem de plástico (reciclada e reciclável). Quero muito comprar produtos naturais Georganics. São pastas de dentes Vegan e Cruelty-Free que vêm em frascos de vidro reciclável (ou melhor, reutilizável).

3. Menstruação
Algo naturalmente inerente a mulheres e que produz imenso desperdício. Entre tampões, pensos, as embalagens dos mesmos... é um horror de plástico e químicos que não só usamos no nosso corpo como enviamos para aterros. 
Alterei isso com algum receio de não me adaptar. Mas facilmente mudei para um copo menstrual da OrganiCup que comprei na loja #granel em Benfica. E tenho alguns pensos de algodão que estão como novos, mesmo após várias utilizações.

zerowaste

4. Cotonetes e discos desmaquilhantes
Existem coisas como cotonetes de bambu e algodão e discos de algodão. Foram trocas graduais e que compramos na loja #granel. 

5. Fio dentário
Sempre tive problemas de sensibilidade a usar fio dentário. E ele usa sempre sem falhas, todos os dias. Neste ponto fizemos duas substituições diferentes. Ele usa fio dentário de carvão de fibra de bambu e cera vegetal. Vem num tubinho de vidro e é mesmo giro. Já eu comprei uma máquina pequenina no Lidl que faz o mesmo que no dentista, água com pressão para limpar o espaço entre os dentes. Adoro! Não tenho sensibilidade e é super prático.

6. Papel higiénico
Sempre comprámos papel reciclado. No entanto, vêm embrulhados em plástico. Existem empresas óptimas que têm produtos embrulhados em papel mas comprar do estrangeiro derrota o propósito de diminuir poluição com o transporte. Mas viva a mudança e marcas portuguesas. E viva a Renova que leu os comentários da sua página e criou um produto numa questão de semanas. Papel reciclado sem químicos embrulhado em papel. Sim, pode ser um pouco mais caro, mas é menos produção de lixo.

Relativamente a produtos como maquilhagem, desmaquilhante, cremes de corpo ou óleos, ainda não fiz substituições. Tenho usado o que tenho e conforme for acabando os produtos terei que comprar alternativas. Preciso de soluções rápidas, como as que posso achar na Lush (os cremes de corpo cheiram lindamente) mas também algo mais básico e que possa produzir em casa. Acho que vou finalmente manter uma planta de aloe vera cá por casa.
Se tiverem dúvidas ou questões, força. É sempre bom haver espaço para o debate.

2 comentários:

  1. Quero muito experimentar um champô sólido mas ainda não o fiz. Também já comecei a fazer algumas substituições para sabonete, já tenho a minha escova de bambu e a pasta de dentes é a Couto (tem embalagem de plástico mas é vegan e portuguesa!). Também já uso copo menstrual e tenho alguns pensos de tecido e vou procurar esse papel higiénico.:P

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Ando curiosa com os produtos sólidos da Lush, mas sem ter uma no Porto fica difícil! De qualquer forma, quanto aos discos, fiz este fim-de-semana uns em flanela, vamos lá ver se corre bem! :)

    Jiji

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)