14/06/2015

Poupança #5

Mais umas diretrizes que ajudam a manter a poupança no seu máximo. Quem não adora chegar ao verão e ter um dinheirinho de parte para férias, roupa fresca, jantares de amigos e extravagâncias?
Penso que já tinha falado nas duas primeiras dicas, mas desta vez expliquei com mais pormenor. 

Aderir a uma tarifa de eletricidade bi-horária. Quando fizemos contrato com a EDP, escolhemos a tarifa bi-horária em ciclo diário. Ou seja, como temos um consumo de energia estável durante toda a semana, temos as chamadas "horas de vazio" todos os dias, independentemente de ser quarta ou sábado. Entre as 22h e as 8h de todos os dias, são horas de vazio, nas quais é aplicado um preço de eletricidade mais reduzido. 

Utilizar grandes eletrodomésticos nas horas de vazio. Temos roupa para lavar? Coloco o alarme para as 21h50 para começar a preparar a máquina e os detergentes. Às 22h em ponto ponho a máquina a lavar. A roupa é lavada à mesma e pago muito menos pelo seu consumo. Isto também serve para a iogurteira que precisa de 10h para fazer os iogurtes. De manhã, só temos que os colocar no frigorífico e ficaram ainda mais baratos - além do óbvio por serem feitos em casa.

Isolar as portas para o exterior.  (acho que já tinha referido esta dica mas é sempre bom relembrar) A nossa bonita casinha arrendada é num rés do chão. Ou seja, a porta de entrada é no átrio de entrada. Com um pequeno gesto, como comprar fita isoladora própria para portas e a sua aplicação, tornamos a casa mais quente. Também ajuda pôr um "chouriço" para tapar a fresta entre a porta e o chão.

O carro fica estacionado. Conseguimos sempre comprar combustível com algum desconto ou cartão, mas bom bom é passar uma semana e não vermos o indicador do tanque a mexer. Isso acontece comigo mas gasto em sola de sapatos. Coimbra é uma cidade amiga para quem quer deixar o carro em casa. Apesar das suas inclinações várias, é agradável passear na cidade e faço-o muito. Vou a pé para a faculdade e para o trabalho. Quando estava a estagiar, nunca levei o carro. Teria que dar uma volta enorme e pagar estacionamento. Fui 90% das vezes a pé, mas adquiri algumas viagens de autocarro. Penso que gastei cerca de 15€ nos SMTUC em quatro meses, graças a ter feito o trajeto quase sempre a pé (obrigado São Pedro pela pouca chuva naqueles meses).

Está na moda levar o almoço numa marmita. Bem que podemos tirar proveito disso. Já quando tinha aulas das 9h às 20h, levava lanche comigo, vinha a pé almoçar a casa e voltava a levar lanche comigo para a tarde. Durante o estágio, ia a pé para a empresa, levava o almoço, snacks e água para o dia. Até quando sei que vou sair de madrugada do teatro levo algo para comer. Além de ajudar a carteira, faz bem termos sempre um petisco, porque muitas horas sem comer faz mal.

Descontos e promoções:
- Fraldas com desconto: poupe até 183€ por ano! Campanha Deco Proteste
- Folheto Cabelos do Continente. Acaba hoje! Clicar aqui.
- Iogurtes Danone Oikos no Minipreço: promoção acumula com vales de desconto. Clicar aqui.

2 comentários:

  1. Bom post! Este tipo de dicas é realmente importante :)

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro quando descubro bons blogs portugueses! já te segui! NOVO POST no meu blog <3 http://1100days.blogspot.pt/2015/06/leo.html
    Se gostares e não fores minha seguidora, não hesites <3

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)