10/01/2018

2018: Reduzir, reutilizar, reciclar

Sei que o título diz 2018 mas é apenas uma reafirmação do meu estilo de vida. Até ao último dia do ano seguimos estas diretrizes para o nosso ego "verde". É optimo para o Mundo, para nós e a nossa casa até agradece o resultado final. Aconselho vivamente que se organizarem e façam um "destralhar". 


Roupa:
No último fim de semana do ano, tanto eu como o homem, fizemos uma seleção de roupa que já não usavamos mas que estão em perfeitas condições e pusemos de lado para doar. A minha mãe costuma levar para a escola porque há uma menina que precisa e adora receber as peças de roupa. Mas desta vez até a minha afilhada aproveitou algumas sweaters. Faço isto 2/3 vezes por ano além de comprar menos e de forma cada vez mais consciente.

2018


Mobília:
Também tínhamos uma secretária que (quase nova) já não era usada e só ocupava espaço. Ligámos à REMAR e foram recolher à hora marcada com simpatia, eficácia e em apenas 10 minutos (tivemos que a desmontar). Daqui a uns tempos faço questão de dar uma volta à cozinha e fazer o mesmo com copos, pratos e talheres extra.

2018


Reciclagem:
Tinhamos imensa tralha que só ocupava espaço. Papelada que já não tinha interesse, frascos de perfumes meus (lindos mas vazios), produtos quase-quase no fim e até utensílios de cozinha gastos. Tudo o que podemos reciclar foi para o Ecoponto e até os pequenos eletrodomésticos e utensílios foram parar à Rede Eletrão. Aproveitámos e fizemos a reciclagem "normal" e esvaziámos os nossos ecopontos caseiros.

2018


Claro que isto são tudo iniciativas que tomo depois de o "mal estar feito". Só posso reciclar plástico ou papel porque o comprei em primeiro lugar. E este ano vou pensar  de forma mais preventiva. Por exemplo, no trabalho é obrigatório colocar o tupperware com o almoço dentro de um saco antes o guardar no frigorífico por questões de higiene. Raramente preciso colocar a comida no frio então é menos plástico mas quando tenho mesmo que o fazer trazemos o saco para casa e tem uma segunda/terceira vida. Também levo sacos de pano para o supermercado quando compro fruta (outro uso para o tal saco do trabalho). Uso sacos grandes reutilizáveis para trazer as compras.
Leio e pesquiso cada vez mais sobre um estilo de vida sustentável. Acredito que se todos fizermos um pequeno esforço conseguimos uma grande diferença no Planeta.

1 comentário:

  1. "Só" isso já é uma excelente iniciativa da vossa parte :)
    Confesso que disso tudo, no último ano dei 2 vezes roupa e acabei também por deitar no ecoponto tudo o que havia de frascos que eu ia guardando e que achava que iria ter utilidade um dia..

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)