16/06/2016

Como permanecer motivada a escrever a tese

Estas são 5 dicas que me estão a ser preciosas para acabar o meu relatório de estágio. Porque? Porque desde o início que as devia ter seguido e não o fiz. O que, juntamente com alguns imprevistos pessoais, atrasou em meses a finalização deste maldito trabalho. Mas agora que as sigo à risca, tenho tido uma produtividade incrível. Aconselho vivamente se também têm teses, relatórios ou trabalhos importantes para a faculdade.


1º Escolhe um tema que gostes e aches desafiante
Não escolhas algo que achas que impressione os professores ou o jurí de defesa. Vais ter que escrever dezenas de páginas sobre um assunto, certifica-te que gostas do tema e que o consegues desenvolver sem te cansares passado um parágrafo.

2º Planeia o teu trabalho
Respira fundo e pensa no que precisas. Bibliografia, dados, artigos e fotocópias. Cria uma calendarização do trabalho e impõe uma data final com tempo extra em caso de emergência. Organiza as tarefas e começa.

3º Define metas
Assim que sabes quantas páginas tens que escrever e quando tens de entregar, divide pelo tempo que tens e define uma meta diária. Deixa o fim de semana de fora e aproveita bem a semana. Por exemplo, 2 páginas por dia como mínimo. Assim chegas ao fim da semana com 10 páginas cheias de conteúdo se conseguires sempre escrever o mínimo e caso tenhas mais, só te sentes melhor com a tua produtividade.

4º Sabe fazer pausas
Se estás num dia mau e não consegues escrever, não o faças, se fores como eu só vais entrar em stress e começar a entrar em pânico. Mas reorganiza o teu dia seguinte para compensar o trabalho por fazer. E se, pelo contrário, estás inspirada e a escrever imenso, aproveita e deita tudo cá para fora. Assim se voltares a ter um dia de bloqueio, já não entras em pânico porque tens trabalho adiantado.

5º A importância das recompensas
Se tens um calendário que te permite deixar o fim de semana ou só o domingo de fora dos dias de trabalho, planeia pequenas recompensas. Uma ida ao cinema, uma pizza ao jantar ou um passeio pela praia. Sabes que o mereces e ajuda a motivar para os dias seguintes. 

1 comentário:

  1. Vai ajudar muita gente que esteja a passar por esse momento;)
    Parabéns;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Qualquer comentário no blog será moderado por mim. Obrigada pelas tuas palavras e visita ao By Silver! :)