11/02/2015

London | Planeamento

Para começarem a entender o meu nível de planeamento, começo já por dizer que decidi que ia em viagem, fiz as reservas e comprei as passagens de avião em Setembro e fui em Fevereiro. Meio ano antes. É assim que conseguem pesquisar preços, descontos e poupar bastante dinheiro.

1. A data.
É importante escolher uma data e chegarem a um compromisso sério. Ao viajar por low cost não há devoluções de dinheiro. Então analisem bem o vosso futuro imediato, quando sabem que não têm compromissos e se for durante a época baixa de viagens ainda melhor. Enquanto somos estudantes temos esse luxo de poder viajar nas férias entre semestres. Com a data escolhida é sempre bom ter a opção de ir um dia antes ou um dia depois. Se as datas forem flexíveis mais poder de escolha têm a fazer reserva de hostel e compra de passagem aérea.

2. Transporte e estadia.
Se forem para Espanha, vão de comboio. Fica mais barato, não têm muitas restrições de bagagem e até dormem umas horas na viagem nocturna. Para Londres, pesquisei no edreams.pt, escolhi um voo que partisse cedo e um que voltasse ao final do último dia. Assim têm dias completos para desfrutar na cidade. Por exemplo, em Coimbra é dada aos estudantes a semana da Queima em Maio. Fui ver e existem os mesmos voos que comprei. Porto-Stansted, partida às 6h30 da manhã de segunda e regresso na quinta às 20h55 por 35€. Claro que não compro no site, vou ao website da empresa que efetua o voo e compro por lá para não pagar taxa da eDreams.
Ao mesmo tempo, procuro no Booking por um hostel bem localizado, com cozinha, boa limpeza, pequeno almoço incluído, toalhas e lençóis. São pormenores que, por vezes, escapam mas existem excelentes sítios que não incluem toalhas ou lençóis e mantas nos quartos. Se vamos em viagem não apetece levar essas coisas atrás. Nesta viagem ficámos no Hostel Clink78 em King's Cross, num quarto só para os dois. As instalações estavam sempre a ser limpas, o quarto era confortável e quente durante a noite, o pequeno almoço era óptimo e podia comer até me sair geleia de morango pelos ouvidos, o staff foi sempre simpático e prestativo, a localização era muito simpática e o nível de segurança com a chave magnética agradou-me imenso. Para os mais activos, tinha um bar que parecia encher todas as noites com festa da grossa. Mas nunca ouvi um pio no primeiro andar.

3. Andar na cidade
Têm sempre que ir do aeroporto até à cidade. Pela internet, pesquisei os shuttle e fomos de EasyBus até Old City, a duas estações de metro de King's Cross, ficou apenas a 12€ ida e volta a cada um. Escolhi um horário que sabia que conseguia manter caso o avião tivesse algum atraso e escolhi uma hora de partida que me desse muito tempo de antecedência para chegar ao aeroporto no último dia, a pensar no trânsito e passagem pela segurança. Assim que chegámos a Old City fomos para o metro onde adquirimos o Oyster Card. Custa £5 de depósito, que vos devolvem no final da viagem, e como fiquei apenas 4 dias compensou carregar com £6,40 por dia para viagens ilimitadas nas zonas 1 e 2. Mas se a vossa viagem for de 6 ou 7 dias, o que compensa é comprarem o Travelcard de 7 dias por £32,10.

4. Dinheiro
Nunca, nunca, nunca deixem o câmbio para depois. Decidam uma quantia que é necessária para o hostel e extras, vão ao vosso banco e encomendem as libras com antecedência. A taxa de câmbio é horrível no aeroporto e na cidade, por isso, façam-no antes de saírem do país. Se tiverem que levantar dinheiro em Londres, não o façam aos poucos, levantem o que precisam uma única vez.

5. Alimentação
Escolhi um hostel com cozinha completa a pensar em fazer pelo menos uma refeição por dia lá. Normalmente, poupa-se algum dinheiro assim. No primeiro dia fizemos jantar e levámos para o almoço do dia seguinte mas sobrou imensa comida e eu nunca tinha muito apetite (surpreendentemente). Acabámos por perceber que era quase igual comprar algo no Pret A Manger que tem imensas escolhas quentes, frias, saudáveis e até fruta, tudo pronto a levar.

6. Fazer a mala
Essencial para Londres em Fevereiro: camisolas interiores quentes, collants, meias, roupa por camadas, um bom casaco quente e versátil, calçado confortável. Não esquecer luvas, cachecol e gorro. Levei um chapéu de chuva pequeno mas não foi necessário - yey. Uma mala pequena para usar todos os dias, com telemóvel, documentos e o dinheiro. Sempre a tiracolo mas virada para a frente sem hipótese de alguém lhe enfiar a mão criminosa. A mochila da máquina fotográfica do namorado tinha cadeado no fecho e tudo. Tal como as malas de viagem. Também é crucial levar um adaptador de tomadas, os ingleses fazem tudo ao contrário. Com bagagem de cabine não podem levar mais do que 10 embalagens de líquidos com 100ml cada, dentro de um saquinho transparente que dão no aeroporto. Levem a mais de Portugal, porque podem rasgar e em Londres cobram £1.